18/04/2011

Está chegando a tal "páscoa" de ovos de coelho.


Muitos devem se perguntar como livrar as crianças dos ovos de páscoa dessa época. É claro que toda criança se encanta com a beleza dos ovos enfeitando os supermercados nessa data... mas como lidar com essa sedução? Sem contar as festas da escola!!!.. E ai? O que fazer?

Bem, aqui em casa nós tomamos a seguinte posição: Explicamos aos nossos filhos algumas coisas fundamentais como: O coelho bota  ovo? Então mostramos que coelho não boa ovos, e que essa história de ovo de coelho é uma mentira, e conforme o Eterno nos orienta não podemos fazer parte de mentiras bem como mentir. Com isso eles já entendem que algo está errado nessa festa. 

Segundo, explicamos que o chocolate que existe nesses ovos é o mesmo chocolate dos bombons, das barras e etc... e que eles mudam apenas o formato desses chocolates pra vender e ganhar mais dinheiro. 

E depois, explicamos que essa festa é uma adoração a "rainha dos céus", Ishtar, uma deusa babilônica, e conforme o mandamento, não podemos adorar outros deuses, e que se comemos esse ovo de chocolate ou participamos dessa festa, estamos transgredindo a Torah e haShem ficará muito triste.

E para que eles não fiquem com vontade (afinal, são crianças), evitamos de leva-los aos mercados nesse período, ou na casa dos avós ou seja de quem for, que pratique essa festa... Outra coisa que fazemos, para que eles não se sintam tão preteridos em relação aos coleguinhas de escola que recebem ovinhos de chocolate, nós compramos vários docinhos, pirulitos e balas e damos a eles alguns dias após essa festa.

Devemos levar em conta que são crianças muito pequenas, e que ainda não tem a mesma capacidade que a nossa de interpretação e entendimento das Escrituras, e que pra eles toda essa festa não passa de uma brincadeira de criança. Quando os "excluimos" dessa brincadeira, eles podem se sentir rejeitados. E para que isso não aconteça devemos cuidar para que eles não se envolvam muito com essa festa nesse momento. Eu por ex, evito deixa-los ir à escola um dia antes da festa, pois muito provavelmente as professoras irão falar da pascoa, dos ovos e dos coelhos, isso quando não dão os ovos para eles... E sempre estamos encucando na mente deles a diferença entre o nosso Pessach e essa Páscoa. Explico que a verdadeira festa de haShem é feita com Matsá e ervas amargas e não com ovos de chocolate. Como eles já sabem ler, peço que leiam a passagem onde o Eterno ordena a festa do Pessach. 

Não é muito fácil separar nossos pequenos dessa festa pagã, especialmente quando são ainda imaturos, mas não podemos desistir.. 

E você? Como faz para separar seus filhos dessa festa pagã? Deixe seu comentário ai..

Shalom
Malka

Beijinhos,
Andressa Bragança



0 comentários:

Postar um comentário

 

Ensino Didático Copyright © 2010 Designed by AndMania Blogger Template